segunda-feira, 27 de agosto de 2012

E se Anders Breivik fosse perdoado?


Uma explosão na zona de edifícios governamentais da capital da Noruega, Oslo, e um tiroteio ocorrido poucas horas depois, na ilha de Utøya (no lago Tyrifjorden), resultaram em 76 mortos (68 em Utøya, 8 em Oslo). O autor foi o tristemente célebre Anders Breivik, um ativista de extrema-direita e fundamentalista cristão, esta manhã condenado a 21 anos de prisão pelos atos cometidos.

Poucos irão disputar a sentença: aliás, se o fizerem é por entenderem que Anders deveria ser encarcerado para toda a vida, outros ainda sugerindo a pena capital
Contudo, deixe-me sugerir-lhe a questão: e se Anders Breivik fosse perdoado?

Ficou chocado com a minha sugestão? Pois saiba que não me estou a referir a este tribunal norueguês que o condenou (justamente, todos estaremos de acordo), mas sim ao julgamento que, à semelhança de qualquer outra pessoa, Anders terá nos lugares celestiais.
Não sei se, colateralmente, vou despertar em si alguma simpatia por este condenado; mas acontece que neste outro tribunal, ele tem tantas hipóteses de ser perdoado como eu e você
Como não quero alongar-me em considerações, apenas suscitar reflexão, relembro apenas que existe Alguém que se sacrificou precisamente para que todos - aqueles que quiserem - possam ser perdoados. Mesmo que o crime seja um massacre brutal e indiscriminado de 76 pessoas.
Por incrível que possa parecer, eu, você e Anders estamos todos juntos nessa condenação. Ou nesse perdão.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (1 João 2:1-2).
 
Fonte: O Tempo Final