quinta-feira, 8 de março de 2012

Vaticano na lista de Estados vulneráveis à lavagem de dinheiro




O Departamento de Estado dos EUA colocou pela primeira vez o Vaticano na lista de Estados potencialmente vulneráveis à lavagem de dinheiro, a par de outros 66 países, noticia a AFP.

No relatório anual do Departamento sobre Estratégia Internacional para o Controlo dos Narcóticos, o Vaticano é listado como "jurisdição preocupante", ao lado de países como Albânia, República Checa, Egipto, Coreia do sul, Malásia, Vietname e Iémen.

A Cidade do Vaticano definiu um programa antilavagem de dinheiro pela primeira vez em 2011, o que precisa de um ano para ver quão eficaz é, afirmou um dirigente do Departamento de Estado à AFP sob anonimato.

A sua "potencial vulnerabilidade" decorre do fluxo de quantidades massivas de dinheiro no Vaticano, provenientes de todo o mundo, acrescentou.
"Jurisdições preocupantes" está um grau abaixo da classificação "jurisdições de preocupação prioritária", que corresponde a uma lista de "principais países de lavagem de dinheiro", adianta-se no relatório.

Entre os países listados estão Afeganistão, Austrália, Brasil, Ilhas Caimão, China, Japão, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e Zimbabué.

Fonte:Jornal de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.