segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Estudo Diário 14-11-2011 - Escravizados aos princípios elementares

Bom dia a todos. O tema de hoje é: “Escravizados aos princípios elementares”.

Nestas últimas semanas eu já disse mais de uma vez que a carta de Paulo aos Gálatas apresenta temas, aparentemente, muito complexos.

“Digo, pois, que durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere do escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até o tempo predeterminado pelo pai. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo”. Gálatas 4:1-3.

A que princípios elementares Paulo estaria se referindo?

A ênfase de Paulo sobre o estado da humanidade como “menores” antes da vinda de Cristo, sugere que ele estava se referindo aos princípios elementares da vida religiosa. Paulo estava dizendo que o período do Antigo Testamento com suas leis e sacrifícios era apenas a cartilha do evangelho que delineava os fundamentos da salvação.

As leis cerimoniais não foram dadas para tomar o lugar de Cristo. Por mais instrutivas e importantes que fossem para Israel, as leis cerimoniais eram apenas sombras do que estaria por vir.
Tanto é verdade que na hora que Jesus morreu no Calvário, o véu do Santuário se rasgou de alto a baixo (Mateus 27:50-51).

Em palavras mais simples posso dizer o seguinte: Estabelecer a vida em torno das regras em vez de construir nosso relacionamento com Cristo é como voltar no tempo.

“Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida”. João 14:6.

Tenham todos um ótimo dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.