terça-feira, 22 de novembro de 2011

Estudo Diário 22-11-2011 - Eu tornei-me um de vocês

Bom dia a todos. O tema de hoje é: “Eu tornei-me um de  vocês”.

Veja o texto de Gálatas 4:12, “Sede qual eu sou; pois eu também sou como vós. Irmãos, assim vos suplico”.

O assunto principal aqui é contextualização.

O pensamento parece obscuro, mas não é. Seu comentário sobre ter se tornado como eles, era um lembrete de como, embora ele se fosse judeu, havia se tornado um gentio, “sem lei”, para que pudesse encontrar os gentios da Galácia com o Evangelho.

Como missionário ao mundo gentílico, Paulo aprendeu a forma certa de pregar o evangelho tanto para judeus quanto para gentios.

“Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele”. 1 Coríntios 9:19-23.

O Evangelho nunca muda, mas Paulo tinha abordagens diferentes para pessoas diferentes.

Paulo foi o pioneiro, e muito feliz, ao contextualizar o evangelho.

Nós também podemos contextualizar o evangelho sem perder o seu conteúdo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.